Relatório sobre emissão de CO2 informa que estima-se que as emissões globais de dióxido de carbono caiam quase 3% este ano..

              Estima-se que as emissões globais de dióxido de carbono caiam quase 3% este ano devido à crise financeira mundial após anos de crescimento sustentado, apontou um importante estudo anual de emissões de carbono.


             Veja a seguir alguns pontos principais do relatório do Projeto Global de Carbono, que detalha as emissões de CO2 causadas por atividades desenvolvidas pelo homem e as tendências na capacidade de "reservatórios" nos oceanos e no solo, como florestas, em absorver C02 da atmosfera, são eles: As emissões causadas pela queima de combustíveis fósseis subiu 2% em 2008 ante 2007, aumentaram 29% em relação aos níveis de 2000 e ficaram 41% acima das emissões de 1990; Mudança para o carvão que teve um aumento de 3,4% por ano entre 2000 e 2008, ante 1% por ano na década de 1990; Comércio rápido aumento no comércio internacional e a mudança para serviços em países ricos são os principais motores do aumento da emissão de combustíveis fósseis nos países em desenvolvimento. Na China, 30% do aumento nas emissões entre 1990 e 2002 são atribuídos à produção de exportações da China. Mais da metade dos produtos de exportação foram destinados a nações ricas. De modo geral, o comércio internacional foi responsável por cerca de um quarto do aumento das emissões de países em desenvolvimento desde 2000; Reservatórios de CO2 no oceano e no solo que entre 1959 e 2008, 43% das emissões anuais de C02 permaneceram na atmosfera. O restante foi absorvido por sumidouros de carbono no solo e nos oceanos. Nos últimos 50 anos, a fração de emissões de CO2 que ficou na atmosfera tem crescido a cada ano, de cerca de 40% para 45%.(fonte:Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. site: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias - 17 de novembro de 2009 )


         
          O que esse relatório informa  que só conseguiremos essa redução por causa da crise e da baixa na produção das industrias e não por iniciativa própria dos governos.
Isso é uma falta de compromisso com o planeta e com a humanidade....









Nenhum comentário:

Postar um comentário